? A prospecção de clientes é uma etapa do funil de vendas que tem como objetivo divulgar a empresa e buscar por potenciais clientes. Uma boa estratégia de prospecção é um fator crucial para a realização da venda.
✔ Confira 4 dicas para te ajudar a fazer a prospecção de clientes em seu negócio?
✅ Busque oferecer o seu produto ou serviço a quem realmente precise
➡ Fazer a prospecção de um cliente ocupa tempo, por isso é preciso fazer uma prospecção alinhada aos interesses do consumidor, investindo tempo e recursos em clientes que possam realmente se interessar pelo que a sua empresa tem a oferecer, para isso estude as empresas que pretende prospectar.
✅ Prospectar NÃO é vender
➡ A prospecção tem como objetivo iniciar um relacionamento comercial entre você e o possível cliente. Não use as reuniões de prospecção para vender, pois isso pode acabar com o contato e a chance de fazer alguma venda é muito baixa.
✅ Peça indicações para clientes atuais
➡ Sim, seus clientes atuais são uma ótima fonte para conduzir a futuros consumidores, por isso peça a eles indicações de empresas que se adequem ao seu produto. Essa ainda é uma das mais efetivas formas de prospecção.
✅ Sempre deixe o próximo passo agendado
➡ Prospecção é apenas o primeiro passo, a sua jornada comercial está apenas começando. Cliente interessado? Ótimo! Agora é hora de garantir a continuidade do negócio, por isso marque o próximo passo antes que a reunião ou ligação termine. Deixe agendado data e hora para conversarem novamente e, assim, continuar o processo comercial.