Diversas empresas ainda não investem em pós-venda, acreditando, erroneamente, que vender é o fim do processo e esquecendo-se que a fidelização do cliente é parte crucial do processo de compra.
A aquisição de um serviço ou produto não se trata somente da compra, esse processo faz parte de uma experiência completa que inclui o atendimento, a relação marca-consumidor e o atendimento pós-venda.
E como já sabemos, custa muito mais caro vender para um novo cliente do que para alguém que já é um consumidor da sua marca.
Uma boa estratégia de pós-venda visa manter a fidelização dos consumidores que já compraram seu serviço ou produto e precisa ser muito bem elaborada e tão bem cuidada quanto o fechamento do negócio.
Investir em um bom atendimento após o fechamento da compra mostra ao cliente que a empresa valoriza os seus consumidores e, com isso, cria uma relação mais sólida, garantindo, assim, a fidelização do cliente com a sua empresa. Isso torna
a experiência com a marca mais humana.
Objetivos do pós-venda:
– Encantar o cliente;
– Levá-lo a fazer novas compras;
– Dar o suporte para as suas necessidades em relação ao produto;
– Fortalecer a marca perante os possíveis novos compradores.
Vantagens do pós-venda:
– Auxilia a organização quanto ao mapeamento da satisfação do cliente;
– Identifica problemas no processo de vendas;
– O cliente satisfeito indica a empresa para outras pessoas;
– A indicação gera um eficiente marketing boca a boca;
– Mantém a credibilidade e reputação do negócio;
– Gera diferencial competitivo;
– Maximiza o lucro da empresa.
Exemplos de estratégias de pós-venda:
– Tenha um histórico dos cliente;
– Abra canais de comunicação;
– Mensure;
– Fique atento às reclamações
– Ofereça oportunidades exclusivas.