[email protected]

17-09-21 - 10 métricas que você precisa conhecer

10 métricas que você precisa conhecer

As métricas são informações que você consegue medir e acompanhar para compreender os resultados das suas ações de marketing na internet. Muitas pessoas pensam que número de curtidas e seguidores são os principais indicadores a serem acompanhados, mas vai muito além disso. Então, hoje trouxemos 10 métricas que você PRECISA conhecer!

Através destes dados é possível entender se o que foi planejado está funcionando, o que pode ser otimizado, quais ações tomar no futuro e o que falta para atingir os objetivos propostos. Afinal, como melhorar os resultados se você não sabe no que deve investir para isso?

Dessa forma, você tem mais segurança para estudar e analisar os processos, assim como para tomar decisões embasadas em fatos, como o envolvimento do público e a performance de campanhas, por exemplo, e não em achismos e opiniões. 

Neste sentido, confira a seguir as 10 métricas de Marketing Digital essenciais para qualquer negócio.

1. Retorno sobre investimento (ROI)

Considerada uma das métricas mais importantes, o ROI ajuda a visualizar quais investimentos devem ser feitos por uma empresa, ao entender que estratégias dão os resultados esperados. Então, se o marketing digital está trazendo bons resultados, você pode investir mais nisso, e assim por diante. Para calcular:

ROI = Receita obtida – valor investido / valor investido

2. Custo de aquisição por cliente (CAC)

O CAC de um negócio é fundamental, afinal, entender quanto está sendo gasto para conquistar um consumidor é muito importante. Para entender essa métrica, é necessário somar todos os gastos com marketing e vendas durante um determinado período e comparar com o número de novos consumidores que entraram.

CAC = Despesas + investimentos em marketing e vendas / Número de novos clientes em um período

3. Ticket médio

Essa métrica serve como base para outros cálculos e consiste em entender o valor total médio que cada cliente gasta por mês nos produtos ou serviços da sua empresa.

Ticket médio mensal = Receita do mês / Número de clientes do mês

4. Lifetime Value ou LTV

Para quem deseja prever rendimentos, calcular o LTV (valor do tempo de vida do cliente) é fundamental, pois assim você analisa a receita média que cada cliente gera para a sua empresa durante o tempo em que vocês fazem negócios.

LTV = Ticket médio mensal x Tempo médio de retenção de cada cliente

5. Custo por clique (CPC)

Nas campanhas pagas, o CPC é importante para entender quais versões de anúncios performam melhor. Também é possível analisar quanto está sendo investido para que as pessoas cheguem a uma determinada página, como uma landing page, por exemplo.

CPC = Custo da campanha / Número de cliques obtidos

6. Custo por lead (CPL)

Atualmente, analisar o relacionamento entre consumidores e empresas é fundamental, e nutrir essa relação também. Neste sentido, entende o CPL é muito importante, e esses dados podem ter obtidos através da fórmula:

CPL = Investimento total na campanha / Número de leads gerados

7. Taxa de conversão

As conversões podem ser compreendidas como passos que os consumidores dão dentro do funil de vendas até se tornarem clientes. Algumas formas de medir isso é analisar quantas pessoas assinaram sua newsletter, se cadastraram em uma promoção, baixaram um e-book no blog, e assim por diante.

8. Taxa de abertura de e-mail

Como já explicamos aqui, o e-mail marketing é fundamental para quem deseja desenvolver uma boa estratégia de marketing. Neste sentido, para entender se as campanhas de e-mail estão performando bem e entender o que mais atrai sua audiência, a taxa de abertura de e-mails é o caminho.

9. Taxa de cliques de e-mail

Depois de verificar a taxa de abertura, é importante observar a taxa de cliques, assim, você consegue verificar o quanto as pessoas estão clicando nos links inseridos no e-mail, medir se a quantidade de links está sendo boa, entre outras coisas.

10. Percentual de churn

Também conhecido como índice de cancelamento de clientes, o churn tem um efeito negativo na receita da empresa, por isso, é preciso entender os motivos que levam os clientes a abandonarem seus produtos ou serviços. 

Churn = total de clientes cancelados 

▶ Se deseja entender mais sobre métricas e performance, entre em contato e agende uma consultoria!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Posts Relacionados:
Pesquisar

Categorias: