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21-01-22 - Como a jornada do consumidor afeta o seu negócio

Como a jornada do consumidor afeta o seu negócio

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o quanto a jornada do consumidor mudou ao longo dos anos, mas como isso afeta o seu negócio? 

Para começar, você precisa entender que com exceção dos produtos de primeira necessidade (limpeza, higiene pessoal e alimentação), as pessoas não decidem comprar algo de repente.  

O processo de compra é construído de forma gradual na jornada do cliente, que consiste no caminho percorrido pelo consumidor durante todo o seu relacionamento com uma marca.

Esse caminho vai desde o primeiro contato, que pode ser por meio de atendimento presencial, material impresso, conteúdo online e assim por diante, até o momento de compra e pós-venda.

A importância das estratégias de marketing dentro desse processo é que ao entender a jornada do consumidor é possível construir uma narrativa, por meio de diversos canais e materiais, com o objetivo de sanar dúvidas, dores e necessidades do público em cada fase dessa jornada.

Assim, você pode atrair, educar e transformar possíveis clientes em consumidores engajados.

Neste sentido, a jornada do consumidor pode ter diversas etapas de acordo com as características do público, do mercado ou do próprio negócio. Não existe um padrão a ser seguido, tudo pode ser modificado.

Entretanto, existem alguns estágios que são essenciais, independente do segmento. Confira a seguir!

#1- Aprendizado e descoberta

Nessa fase o potencial cliente tem uma dúvida ou possível problema, mas ainda não entende que sua empresa pode o ajudar a solucionar. 

Aqui, é interessante garantir que ele tenha acesso a materiais educativos que o façam entender isso, como conteúdos de valor entregues por meio de posts e e-mail marketing, por exemplo.

#2 – Busca por solução

Depois de entender que tem um problema, o consumidor passa a buscar soluções. 

Nesse momento seu produto ou serviço deve estar entre as alternativas consideradas por ele, e você pode garantir isso através de conteúdos e materiais mais específicos que orientem o potencial cliente sobre a solução ideal: a que sua empresa pode oferecer.

#3 – Decisão de compra

Quando chega nessa fase, o cliente está mais preparado para realizar a compra. As abordagens e os materiais utilizados devem ter mais ênfase na solução que seu produto ou serviço oferece para levá-lo a efetivar a compra. 

Isso pode acontecer por meio de depoimentos, cases de sucesso, testes grátis, entre outras formas que mostrem que sua empresa é a melhor solução.

#4 – Fidelização

Depois de realizar a compra, os potenciais clientes tornam-se de fato clientes e devem ser levados a continuar interagindo e comprando de sua marca. 

Esse relacionamento pós-venda é importante, pois contribui para a fidelização dos clientes com a sua marca.

Nesse momento, você pode utilizar as informações de contato para continuar nutrindo o relacionamento de vocês, incentivar mais compras e definir melhores conteúdos.

▪▪▪

De forma geral, esses são os principais pilares que envolvem o processo de compra de um consumidor.

Como você pode perceber, é necessário entender cada fase para levar o consumidor a escolher sua empresa como solução, ao invés de deixar essa escolha ao acaso.

Conseguiu entender o quanto a jornada do consumidor pode afetar o seu negócio? 

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HAPO COMPANY 

Localizada em Joinville/SC, a Hapo Company é uma assessoria de marketing com foco em resultados e otimização de processos de vendas através da internet.

Aqui você pode contar com uma equipe de profissionais responsáveis pelo marketing do seu negócio.

Por isso, se deseja ter pessoas capacitadas e experientes para te auxiliar: agende uma consultoria agora mesmo!

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