[email protected]

ferramentas-gratuitas-google

Dicas: ferramentas gratuitas do Google

O Google é uma empresa multinacional de serviços online e software. Além de oferecer diversos serviços, também tem vários produtos disponíveis. Por isso, separamos algumas dicas de ferramentas gratuitas do Google que podem ser usadas no seu negócio. 

1 – Google Ads

Antigo Google Adwords, o Ads é a plataforma de publicidade do Google e permite que você faça anúncios sobre sua empresa para pessoas que estão pesquisando por um produto ou serviço relacionado.

Apesar de a utilização da ferramenta ser gratuita, é preciso pagar pelos anúncios, porém, essa é uma das principais maneiras que as empresas têm atualmente para anunciar seus produtos.

2 – Google Agenda

Como o próprio nome sugere, o Google Agenda é um calendário online que, além de marcar compromissos, permite que você envie convites automáticos para todos os participantes de um evento ou reunião.

A utilização dessa ferramenta de forma compartilhada otimiza o agendamento dos compromissos, assim como possibilita programar o recebimento de lembretes por email, SMS e notificações de celular.

3 – Google Alerts

Ideal para acompanhar as atualizações de conteúdos sobre determinados assuntos, o Google Alerts faz com que você receba um e-mail cada vez que algum termo que esteja monitorando seja mencionado na web. 

E como isso pode te ajudar?

Com essa ferramenta é possível acompanhar citações relacionadas aos concorrentes, termos importantes dentro do seu segmento de mercado ou até mesmo o que é falado sobre o seu produto ou serviço.

4 – Google Analytics

Programa gratuito para análise de sites e aplicativos, o Analytics permite que você analise o comportamento de quem esteve no seu site, por exemplo. Dessa forma, é possível ver o número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas, etc.

5 – Google Drive

O Drive é o serviço de armazenamento em nuvem gratuito do Google. Além da opção de 15 GB de espaço grátis, é possível fazer upload da conta e passar para um plano de assinatura que pode ter até 2 TB.

Por meio do Drive você pode fazer upload de diversos arquivos como documentos, planilhas e apresentações, e acessá-los de qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet ou esteja com a configuração offline ativa.

6 – Google Forms

A ferramenta de formulários do Google permite que você crie questionários com campos totalmente personalizáveis para fazer pesquisas. Depois, ainda é possível analisar os resultados, pois o Google oferece as informações de forma compilada, organizada e tabulada.

7 – Google Meu Negócio

Quem nunca realizou uma pesquisa no Google sobre determinada empresa para obter informações como telefone, horário de funcionamento, site, fotos ou endereço? 

Então, o Google Meu Negócio é o espaço online que deve ser usado para disponibilizar informações que ajudem potenciais clientes a terem acesso a sua empresa, além de permitir que eles a avaliem.

8 – Google Search Console

Em um buscador como o Google, estar bem posicionado é fundamental. Por isso, o Search permite que você analise o tráfego do seu site e confira seu desempenho em pesquisas.

Por meio dos relatórios é possível observar se o desempenho está ruim e obter formas de destacar suas páginas nas pesquisas, corrigir os problemas, entre outras coisas.

9 – Google Shopping

A vitrine virtual de produtos de lojas cadastradas é como um shopping online mesmo. Como a integração dessa ferramenta é feita diretamente com o Google, os produtos aparecem nos resultados patrocinados de pesquisa do buscador.

10 – Google Trends

Se você deseja uma ferramenta para ter ideias de conteúdos, otimizar o SEO das suas páginas e encontrar tendências, o Google Trends, ferramenta gratuita que permite acompanhar a evolução das buscas de determinada palavra-chave, é a escolha certa.

Então, agora que você já conhece as principais ferramentas gratuitas do Google que podem ser muito úteis para o seu negócio, que tal começar a utilizá-las para otimizar seu trabalho?

▶ E não esqueça: se deseja ter uma equipe de profissionais responsáveis pelo marketing do seu negócio, agende uma consultoria!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Posts Relacionados:
Pesquisar

Categorias: