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Dicionário do Marketing Digital

O Marketing Digital é uma estratégia complexa, dinâmica e que envolve diversas expressões que muitas vezes geram dúvidas, seja para quem está estudando o assunto ou até mesmo está começando a implementar em sua empresa. Pensando nisso, organizamos um dicionário do Marketing Digital com os principais termos. Olha só:

A

AIDA

Atenção, interesse, desejo e ação. A sigla define as principais etapas pelas quais os clientes passam desde o momento que o produto ou serviço chama a atenção até a ação final de compra, no funil de vendas.

Analytics

Também conhecida como inteligência analítica, esse termo pode ser entendido como a informação que resulta da análise de dados e estratégias, que podem mensurar resultados de um site, plataforma, rede social, etc., como o Google Analytics, por exemplo. 

B

B2B

Business to Business, a expressão faz referência às empresas que vendem para outras empresas e tem o foco de sua comunicação em oferecer produtos e serviços que sejam do interesse de outros negócios.

B2C

As empresas Business to Consumer vendem seus produtos ou serviços para o consumidor final, representando o modelo de negócio mais comum. 

C

CAC 

O Custo de Aquisição de Cliente é uma métrica que ajuda as empresas a entenderem quanto estão gastando para adquirir cada cliente, essencial para entender a saúde financeira do negócio e se é necessário adaptar orçamentos.

Consistência

Essa palavra é muito utilizada no contexto do marketing porque várias estratégias pedem que ações sejam feitas de forma consistente para que bons resultados sejam alcançados, sendo fundamental para construir uma base sólida de audiência.

CPC 

O Custo por Clique é uma métrica utilizada para anúncios em que o valor pago depende do número de cliques realizados, assim, é possível estimar o desempenho das campanhas.

Calendário editorial

É a agenda de publicações de uma marca, com diversas etapas do processo, como planejamento, data de entrega, formato de conteúdo, etapa de produção, entre outras coisas. Pode conter todas as informações necessárias segundo a empresa.

Canais

São todos os meios de comunicação e de relacionamento da empresa com seu público, como redes sociais, e-mail, blogs, anúncios, etc.

Chatbots

São softwares que simulam o atendimento de uma pessoa em conversas online, dessa forma, a comunicação se torna tão pessoal que praticamente não é possível perceber que se trata de uma máquina falando.

CRM 

Sigla para Customer Relationship Management, consiste na gestão de relacionamento com o cliente. Também é usada para se referir a softwares que oferecem soluções nesse sentido. 

CTA 

O Call-To-Action é uma chamada para ação, algo que incentiva o usuário a tomar uma medida, como “clique e saiba mais”, “compre agora mesmo”, “clique no link para baixar o material”, entre outras opções.

E

Ebook

É um livro eletrônico, que pode ser usado como ferramenta para entregar material educativo aos clientes e colaboradores e construir relacionamento.

Ecommerce

Abreviação de electronic commerce, significa comércio eletrônico e se refere as vendas feitas através de meios totalmente onlines, como sites, marketplaces, redes sociais, etc. 

Engajamento

Está relacionado as interações entre o público e os conteúdos publicados pelas marcas e pode ser medido através de likes, compartilhamentos, comentários, respostas, etc.

E-mail Marketing

Estratégia que consiste no disparo de e-mails para determinado público, pode ser usada para estreitar o relacionamento com os clientes; promover conteúdos como cases de sucesso, blogs e vídeos; nutrir e educar leads, entre outras coisas.

Saiba mais no nosso post sobre o assunto.

F

Funil de vendas

Além de ser usado para entender a jornada de compra, o funil de vendas é uma maneira de guiar o consumidor até a ação que se espera que ele realize, a compra.

Isso porque este processo ocorre por etapas, e você deve estar ao lado de seu potencial cliente em todas elas.

G

Google Ads

É a plataforma de anúncios do Google, onde é possível criar anúncios de pesquisa, display, no Youtube, Gmail, Play Store, entre outros, e segmentar de acordo com o público e através de palavras-chave.

I

Inside Sales

O processo de vendas internas, como o próprio nome sugere, é a modalidade que efetua vendas dentro da empresa, otimizando o uso da tecnologia para realizar reuniões à distância e aumentar a produtividade. 

Diferente do telemarketing, focado em uma única ligação, o Inside Sales realiza uma série de reuniões para vender, geralmente não há encontro físico na negociação e o processo exige mais conhecimento de vendas por ser mais complexo.

K

KPI 

Os Key Performance Indicators, também conhecidos como indicadores-chave de performance, são indicadores utilizados para medir se determinadas ações estão atendendo os objetivos e as metas propostas pela empresa.

Não são apenas uma métrica a ser medida, mas sim pontos fundamentais para o negócio. 

L

Landing Page

Traduzindo, as páginas de destino são aquelas que têm o objetivo principal de converter visitantes através de uma oferta especial, download de conteúdo de valor em materiais como ebooks, entre outras coisas.

Lead

É um potencial cliente que já demonstrou interesse em seu produto ou serviço. Através de ações específicas do funil de vendas, o lead é direcionado para receber conteúdos e informações que o podem transformar em cliente ao realizar a ação de compra.

LTV

O lifetime value (LTV) diz respeito ao valor vitalício de um cliente, ou seja, é uma métrica que mede quanto lucro um cliente dará para sua empresa durante o tempo que comprar de você.

P

Persona

Representa o cliente ideal de um negócio, um personagem semifictício criado com base em um compilado de características e informações como nome, idade, gênero, nível de escolaridade, gostos, preferências, etc.

O objetivo principal de ter uma persona é enviar a mensagem certa para as pessoas certas.

Prova social

Atualmente, a opinião dos consumidores têm relevância na decisão de outros, visto que durante a decisão de compra de um produto, é comum eles pesquisarem comentários de outros usuários a respeito.

Isso é prova social: fotos, depoimentos e vídeos de pessoas confirmando que aquele item ou serviço é bom. 

R

ROI 

Sigla para Return on Investment ou retorno sobre investimento, o ROI consiste em medir o lucro ou o prejuízo que determinada estratégia teve em um período específico de tempo.

Assim, é possível identificar que tipo de investimento é o ideal e o que deve ser otimizado ou cortado.

S

SEO 

O Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas utilizadas em sites e blogs que buscam alcançar um bom ranking orgânico nos buscadores e gerar tráfego. 

T

Teste A/B

Se ficar na dúvida entre qual abordagem fica melhor em sua landing page, e-mail ou rede social, o teste A/B é a escolha certa, pois você pode fazer duas ou mais variações, publicar e verificar qual funciona melhor. 

Taxa de conversão

Pode ser usada em diversos canais como e-mail, páginas de vendas, blog, landing pages, entre outros, para mostrar a quantidade de usuários que realizaram determinada ação, que era desejada pela empresa, avançando no funil de vendas e se tornando um lead, por exemplo.

Tráfego 

Basicamente, consiste na movimentação de usuários em páginas da web. Por isso, quanto mais pessoas chegam a página de destino da sua empresa, melhor.

Neste sentido, é importante ter estratégias com o objetivo de aumentar o tráfego do seu negócio ao estabelecer relacionamento, atrair e segmentar leads.

▶ Esses são princípios básicos do marketing digital, que podem ser usados e adaptados de diversas formas. Mas, você não precisa se preocupar em entender tudo isso sozinho!

▶ Por isso, conte com uma equipe especialista no assunto: entre em contato e agende uma consultoria!

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