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23-07-21 - Funil de vendas dicas para montar o seu

Funil de vendas: dicas para montar o seu

Sendo um conceito muito utilizado atualmente, trouxemos dicas para te ajudar a montar o seu funil de vendas. Para começar, vamos entender de onde surgiu o termo?

O funil de vendas teve sua origem em 1898, quando o publicitário norte-americano Elias St. Elmo Lewis desenvolveu o primeiro modelo que exemplificava a jornada de compra do consumidor.

Para isso, ele estruturou as principais etapas pelas quais os clientes passam desde o momento que o produto ou serviço chama a atenção até a ação final de compra. Esse método foi batizado como AIDA:

Atenção: quando o consumidor toma conhecimento da existência do produto;

Interesse: depois, ele demonstra interesse na oferta;

Desejo: em seguida, a vontade de comprar é despertada;

Ação: por último, ele decide pela compra.

Desde então, o modelo foi sendo aperfeiçoado até chegar ao funil de vendas que conhecemos hoje. 

Isso porque, mais do que uma estratégia, o funil é importante, pois é uma maneira de guiar o consumidor até a ação que se espera que ele realize, a compra. Afinal, a compra é um processo que ocorre por etapas, e você deve estar ao lado de seu potencial cliente em todas elas.

Neste sentido, trouxemos algumas dicas de como você pode montar o seu funil de vendas. Olha só:

#1 – Topo de funil

Também conhecida como etapa da consciência ou descoberta, os clientes que estão no topo do funil são aqueles que ainda não sabem ou não entendem que precisam do seu produto ou serviço.

Após o primeiro contato feito nessa fase, através de materiais ‘educativos’ que mostrem que sua empresa é especialista no assunto, os clientes entendem que você fornece o que eles estão buscando – mas até então não sabiam que estavam procurando.

#2 – Meio de funil

O trabalho com potenciais clientes do topo deve ter o objetivo de fazer com que eles avancem em sua jornada de compra, então, agora que você já despertou neles a consciência de que precisam do seu produto ou serviço, além de ter se mostrado especialista no assunto, eles estão prontos para serem levados ao meio do funil.

Nessa fase eles passam a te considerar como uma possível escolha para solucionar problemas, por isso, você deve oferecer ajuda com dicas, produtos e conteúdo de valor.

#3 – Fundo de funil

Agora que seu cliente em potencial já recebeu informação suficiente, é no fundo do funil que eles se transformam em oportunidade e estão prontos para receber um contato mais direto, seja por meio da equipe de vendas ou por etapas mais diretas de campanhas.

Esses são princípios básicos do funil de vendas, mas essa estratégia pode ser usada e adaptada de diversas formas.

▶ Então, para te ajudar a entender mais sobre o funil e qual a melhor forma de usar essa estratégia na sua empresa, entre em contato e agende uma consultoria!

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