[email protected]

Tudo que você precisa saber sobre soft e hard skills

Tudo que você precisa saber sobre soft e hard skills

O mercado de trabalho tem se modificado ao longo dos anos, por isso hoje é comum que durante uma contratação os recrutadores analisem não apenas a técnica (hard skills), mas também as habilidades comportamentais (soft skills).

Soft skills são habilidades comportamentais que afetam diretamente os relacionamentos em ambiente corporativo, assim como a gestão de projetos e o clima organizacional.

Já as hard skills são habilidades profissionais que podem ser mensuradas, além de serem facilmente aprendidas (e ensinadas) através de treinamentos, workshops, cursos, etc.

É importante entender estes termos para que você possa observar melhor suas competências e trabalhar para evoluir o que for necessário.

SOFT SKILLS

As soft skills são características de personalidade que afetam diretamente os relacionamentos em ambiente corporativo e, por consequência, a produtividade da equipe.

Por isso, a análise dos recrutadores tem mudado nesse sentido, uma vez que competências técnicas podem ser treinadas e adquiridas com mais facilidade do que as habilidades comportamentais.

Para exemplificar e identificar melhor o que são as soft skills, confira alguns exemplos a seguir:

  • Comunicação interpessoal;
  • Capacidade de persuasão;
  • Proatividade;
  • Desenvoltura para resolução de conflitos;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Senso de liderança;
  • Capacidade analítica.

Apesar de serem difíceis de medir, as soft skills podem ser desenvolvidas. 

Para o profissional que deseja se aprimorar neste sentido, é possível fazer isso através do feedback do seu gestor e o desenvolvimento de um plano de ação que te ajude a desenvolver as habilidades que precisa.

HARD SKILLS

Como já falado anteriormente, as hard skills são habilidades técnicas que podem ser mensuradas por meio de diplomas e certificados, por exemplo. 

Para entender melhor, confira os exemplos a seguir:

  • Graduação;
  • Cursos técnicos;
  • Mestrados e doutorados;
  • Conhecimento em língua estrangeira;
  • Habilidades ligadas à informática.

É verdade que as competências técnicas (hard skills) podem ser treinadas e adquiridas com mais facilidade do que as habilidades comportamentais (soft skills).

Mas, dependendo da sua área de atuação ou da empresa que deseja trabalhar, elas são tão importantes quanto ou podem ser vistas como um pré-requisito.

▪▪▪

HAPO COMPANY

Localizada em Joinville/SC, a Hapo Company é uma assessoria de marketing com foco em alavancagem e otimização de processos de vendas através da internet.

Aqui você pode ter uma equipe de profissionais responsáveis pelo marketing do seu negócio.

Por isso, se deseja ter pessoas capacitadas e experientes para te auxiliar: agende uma consultoria GRATUITA conosco agora mesmo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Posts Relacionados:
Pesquisar

Categorias: