Como já vimos, gatilho mental é uma estratégia que utiliza os estímulos e motivações dos consumidores para conduzir a ação desejada. Para isso, é preciso conhecer os seus clientes para saber como influenciá-los e, ainda, quais gatilhos mentais se adequam melhor a estratégia de marketing da sua empresa. Confira abaixo cinco exemplos de gatilhos mentais muito usados pelas empresas.
Autoridade
No gatilho de autoridade é preciso trabalhar na confiança das pessoas em relação a sua marca. Deve-se estabelecer o seu produto ou serviço como líder de mercado e a empresa precisa se comportar de acordo, demonstrando autoridade no que faz. Os consumidores precisam saber, e acreditar, que a sua empresa é a melhor do segmento.
Escassez
O gatilho mental da escassez se baseia na característica humana de só dar valor a algo quando perde ou, ainda, em querer só o que não pode ter. Ele atiça o consumidor através do sentimento de que se ele não adquirir aquele produto ou serviço irá, então, perder algo único. Essa sensação de não querer perder algo, faz com que o gatilho mental da escassez convença o consumidor a realizar uma ação.
Medo
No gatilho do medo, a estratégia é mostrar o que de ruim pode acontecer se o cliente não comprar o serviço ou produto oferecido. O medo é um dos gatilhos mais fortes e mais utilizados pelas empresas. Esse é um sentimento que guia todas as pessoas, por isso é tão eficiente.
Prova social
O gatilho mental da prova social usa a experiência dos seus consumidores com a sua marca para conquistar novos, pois muitos levam em conta a recomendação de amigos e familiares na hora de escolher um novo produto ou serviço.
Na internet, a prova social é ainda mais importante, pois nesse âmbito o consumidor não tem acesso ao produto físico e precisa contar com a recomendação de quem já conhece a marca. Provas sociais são tudo aquilo que o cliente produz sobre a empresa, tais como: avaliações, feedbacks, críticas positivas e recomendações.
Concordância
O gatilho mental da concordância traça um caminho para que o cliente vá, ao longo do conteúdo, concordando com as perguntas que estejam sendo feitas no material, para que ao final o consumidor tenha dito sim a tudo e perceba que precisa daquele produto ou serviço.