Talvez você já tenha ouvido falar sobre o quanto a jornada do consumidor mudou ao longo dos anos, mas como isso afeta o seu negócio?
Para começar, você precisa entender que com exceção dos produtos de primeira necessidade (limpeza, higiene pessoal e alimentação), as pessoas não decidem comprar algo de repente.
O processo de compra é construído de forma gradual na jornada do cliente, que consiste no caminho percorrido pelo consumidor durante todo o seu relacionamento com uma marca.
Esse caminho vai desde o primeiro contato, que pode ser por meio de atendimento presencial, material impresso, conteúdo online e assim por diante, até o momento de compra e pós-venda.
A importância das estratégias de marketing dentro desse processo é que ao entender a jornada do consumidor é possível construir uma narrativa, por meio de diversos canais e materiais, com o objetivo de sanar dúvidas, dores e necessidades do público em cada fase dessa jornada.
Assim, você pode atrair, educar e transformar possíveis clientes em consumidores engajados.
Neste sentido, a jornada do consumidor pode ter diversas etapas de acordo com as características do público, do mercado ou do próprio negócio. Não existe um padrão a ser seguido, tudo pode ser modificado.
Entretanto, existem alguns estágios que são essenciais, independente do segmento. Confira a seguir!
#1- Aprendizado e descoberta
Nessa fase o potencial cliente tem uma dúvida ou possível problema, mas ainda não entende que sua empresa pode o ajudar a solucionar.
Aqui, é interessante garantir que ele tenha acesso a materiais educativos que o façam entender isso, como conteúdos de valor entregues por meio de posts e e-mail marketing, por exemplo.
#2 – Busca por solução
Depois de entender que tem um problema, o consumidor passa a buscar soluções.
Nesse momento seu produto ou serviço deve estar entre as alternativas consideradas por ele, e você pode garantir isso através de conteúdos e materiais mais específicos que orientem o potencial cliente sobre a solução ideal: a que sua empresa pode oferecer.
#3 – Decisão de compra
Quando chega nessa fase, o cliente está mais preparado para realizar a compra. As abordagens e os materiais utilizados devem ter mais ênfase na solução que seu produto ou serviço oferece para levá-lo a efetivar a compra.
Isso pode acontecer por meio de depoimentos, cases de sucesso, testes grátis, entre outras formas que mostrem que sua empresa é a melhor solução.
#4 – Fidelização
Depois de realizar a compra, os potenciais clientes tornam-se de fato clientes e devem ser levados a continuar interagindo e comprando de sua marca.
Esse relacionamento pós-venda é importante, pois contribui para a fidelização dos clientes com a sua marca.
Nesse momento, você pode utilizar as informações de contato para continuar nutrindo o relacionamento de vocês, incentivar mais compras e definir melhores conteúdos.
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De forma geral, esses são os principais pilares que envolvem o processo de compra de um consumidor.
Como você pode perceber, é necessário entender cada fase para levar o consumidor a escolher sua empresa como solução, ao invés de deixar essa escolha ao acaso.
Conseguiu entender o quanto a jornada do consumidor pode afetar o seu negócio?
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