O mundo dos negócios é dinâmico e muitas vezes imprevisível. Afinal, o mercado vive em constante evolução, por isso é necessário estar preparado para fazer adaptações sempre que necessário.
Neste sentido, os empreendedores sabem que definir o nome de um negócio não é uma tarefa tão simples quanto parece. Isso porque você pode escolher um nome que faça sentido hoje e ao longo da história da sua empresa isso pode mudar.
Essa mudança é comum em negócios pequenos, mas vai além disso, pois grandes marcas também já passaram – e ainda passam – pelo processo de troca de nome. Assim como aconteceu com o Google, que foi inicialmente conhecido como “Backrub”. A seguir, confira mais exemplos sobre o assunto!
Brad’s Drink – Pepsi
Eis uma empresa que mudou de nome diversas vezes! Durante os 5 primeiros anos desde seu lançamento, em 1893, a marca se chamou Brad’s Drink, inspirado no nome de seu fundador, Caleb Bradham. Em 1898, passou a se chamar Pepsi-Cola e a partir de 1961 ficou conhecida como Pepsi.
Pete’s Super Submarines – Subway
A rede de fast food tinha o nome de “Pete’s Super Submarines”, ou “Os Supersubmarinos de Pete”, em tradução livre. Isso porque o objetivo de sua criação está relacionado com sanduíches italianos, também conhecidos como sanduíche submarino. Anos mais tarde, o nome foi abreviado para Subway, como conhecemos hoje.
Mortimer – Mickey Mouse
Sim, Mickey Mouse quase ficou conhecido como “Mortimer”! Esse foi seu nome original, mas como Lillian Bounds, esposa de Walt Disney, não gostava do nome, o criador do ratinho mais famoso do mundo optou por chamá-lo de Mickey.
Backrub – Google
Fundado em 1998, o maior site de buscas do mundo originalmente era chamado de “Backrub”, mas isso durou apenas um ano. Depois, seus criadores mudaram o nome quando registraram o domínio google.com.
Via Embratel – Claro
Desde dezembro de 2008 a Via Embratel atua como uma operadora de TV por assinatura. Mas, em 2012 a empresa mudou para o nome atual, Claro TV, e pertence, como o próprio nome sugere, à operadora Claro.
Além desses, muitas outras marcas já mudaram de nome ao longo da história, seja pela fusão entre dois negócios, problemas com o registro da marca, ou simplesmente por ter um nome que já não faz mais sentido com o caminho que a empresa está seguindo.
▶ Agende uma consultoria!