CEO, CFO, CMO. No mundo corporativo existem siglas para os mais variados cargos. Como a maioria delas vem do inglês, muitas vezes acaba sendo difícil de acompanhar.
Para te ajudar neste sentido, reunimos as principais siglas e seus respectivos significados. Confira a seguir!
Chief Accounting Officer (CAO)
Diretor de Contabilidade
É o principal responsável pela administração fiscal da empresa, além de acompanhar a situação financeira e realizar previsões orçamentárias.
Chief Content Officer (CCO)
Diretor de Comunicações
Entre as principais tarefas está o desenvolvimento de estratégias de branding e o gerenciamento dos canais de comunicação, visando que a marca tenha uma boa visibilidade.
Chief Brand Officer (CBO)
Diretor de Marca/Imagem
Responsável pelo material visual e experiência do público com a marca, o CBO comanda o comportamento da marca no mercado.
Chief Data Officer (CDO)
Diretor de Dados
Com o avanço da tecnologia e das redes sociais, o uso de dados se mostrou cada vez mais necessário recentemente.
Por isso, este cargo é um dos mais recentes, e o líder é responsável por criar novas estratégias para a empresa a partir da integração de informações e análise de dados.
Chief Executive Officer (CEO)
Diretor Executivo
Uma das siglas mais conhecidas atualmente, o CEO está no maior cargo na hierarquia operacional da empresa, geralmente ocupado pelo fundador ou presidente da organização.
É responsável pela gestão da liderança, por desenvolver estratégias de crescimento, entre outras atribuições.
Chief Marketing Officer (CMO)
Diretor de Marketing
Encarregado de analisar oportunidades de mercado e coordenar as ações de marketing da empresa.
Chief Financial Officer (CFO)
Diretor Financeiro
Gerencia recursos e a parte estratégica do financeiro do negócio, além de analisar investimentos e administrar o capital de giro.
Chief Purchase Officer (CPO)
Diretor de Compras
Responsável pelo setor de compras da empresa, o CPO estabelece e mantém relacionamento com os fornecedores. Também realiza o planejamento e acompanhamento da compra de insumos, como materiais e equipamentos.
Chief Technology Officer (CTO)
Diretor de Tecnologia
É quem faz a gestão de operações técnicas relacionadas à tecnologia, entrega novas soluções ou aprimora as que já são existentes.
Chief Communications Officer (CCO)
Diretor de Comunicações
Entre suas atribuições estão a gestão de atividades relacionadas à imprensa, comunicação com clientes e com a comunidade, assim como a parceria com os responsáveis pelo branding e pelas relações públicas do negócio.
Nem todos esses cargos são necessários para o bom desenvolvimento de um empreendimento, porém, em negócio maiores, é interessante pensar em estratégias de contratação que contribuam para a organização e bom desenvolvimento interno.
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