O Google é uma empresa multinacional de serviços online e software. Além de oferecer diversos serviços, também tem vários produtos disponíveis. Por isso, separamos algumas dicas de ferramentas gratuitas do Google que podem ser usadas no seu negócio.
1 – Google Ads
Antigo Google Adwords, o Ads é a plataforma de publicidade do Google e permite que você faça anúncios sobre sua empresa para pessoas que estão pesquisando por um produto ou serviço relacionado.
Apesar de a utilização da ferramenta ser gratuita, é preciso pagar pelos anúncios, porém, essa é uma das principais maneiras que as empresas têm atualmente para anunciar seus produtos.
2 – Google Agenda
Como o próprio nome sugere, o Google Agenda é um calendário online que, além de marcar compromissos, permite que você envie convites automáticos para todos os participantes de um evento ou reunião.
A utilização dessa ferramenta de forma compartilhada otimiza o agendamento dos compromissos, assim como possibilita programar o recebimento de lembretes por email, SMS e notificações de celular.
3 – Google Alerts
Ideal para acompanhar as atualizações de conteúdos sobre determinados assuntos, o Google Alerts faz com que você receba um e-mail cada vez que algum termo que esteja monitorando seja mencionado na web.
E como isso pode te ajudar?
Com essa ferramenta é possível acompanhar citações relacionadas aos concorrentes, termos importantes dentro do seu segmento de mercado ou até mesmo o que é falado sobre o seu produto ou serviço.
4 – Google Analytics
Programa gratuito para análise de sites e aplicativos, o Analytics permite que você analise o comportamento de quem esteve no seu site, por exemplo. Dessa forma, é possível ver o número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas, etc.
5 – Google Drive
O Drive é o serviço de armazenamento em nuvem gratuito do Google. Além da opção de 15 GB de espaço grátis, é possível fazer upload da conta e passar para um plano de assinatura que pode ter até 2 TB.
Por meio do Drive você pode fazer upload de diversos arquivos como documentos, planilhas e apresentações, e acessá-los de qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet ou esteja com a configuração offline ativa.
6 – Google Forms
A ferramenta de formulários do Google permite que você crie questionários com campos totalmente personalizáveis para fazer pesquisas. Depois, ainda é possível analisar os resultados, pois o Google oferece as informações de forma compilada, organizada e tabulada.
7 – Google Meu Negócio
Quem nunca realizou uma pesquisa no Google sobre determinada empresa para obter informações como telefone, horário de funcionamento, site, fotos ou endereço?
Então, o Google Meu Negócio é o espaço online que deve ser usado para disponibilizar informações que ajudem potenciais clientes a terem acesso a sua empresa, além de permitir que eles a avaliem.
8 – Google Search Console
Em um buscador como o Google, estar bem posicionado é fundamental. Por isso, o Search permite que você analise o tráfego do seu site e confira seu desempenho em pesquisas.
Por meio dos relatórios é possível observar se o desempenho está ruim e obter formas de destacar suas páginas nas pesquisas, corrigir os problemas, entre outras coisas.
9 – Google Shopping
A vitrine virtual de produtos de lojas cadastradas é como um shopping online mesmo. Como a integração dessa ferramenta é feita diretamente com o Google, os produtos aparecem nos resultados patrocinados de pesquisa do buscador.
10 – Google Trends
Se você deseja uma ferramenta para ter ideias de conteúdos, otimizar o SEO das suas páginas e encontrar tendências, o Google Trends, ferramenta gratuita que permite acompanhar a evolução das buscas de determinada palavra-chave, é a escolha certa.
Então, agora que você já conhece as principais ferramentas gratuitas do Google que podem ser muito úteis para o seu negócio, que tal começar a utilizá-las para otimizar seu trabalho?
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