Acabou o tempo em que era normal o cliente apenas entrar nas lojas, dar uma olhadinha e sair sem levar nada. Não quer dizer que isso não aconteça mais, mas agora você pode analisar a situação e entender o comportamento do consumidor para elaborar estratégias que te ajudem a vender mais.
Para começar, é impossível negar o impacto que a internet e as redes sociais têm na decisão de compra. De acordo com um relatório da Criteo, empresa de publicidade online sediada em Paris, antes de comprar online, 72% dos consumidores pesquisam na loja física.
Por outro lado, o inverso também é real, quando as pessoas compram online e retiram na loja ou buscam informações sobre o produto na internet para comprar na loja, pois o preço normalmente é mais barato.
Isso mostra o crescimento de um caminho híbrido de compras e aumenta a necessidade de aprender a identificar os sinais que o consumidor dá ao longo do caminho.
Fatores que influenciam o comportamento do consumidor
As escolhas que o consumidor faz não são aleatórias, pois são influenciadas por fatores culturais, sociais, pessoais, psicológicos e demográficos, por exemplo. A seguir, vamos entender melhor cada um.
#1 – Culturais
Os fatores culturais envolvem o conjunto de ideias, comportamentos, conhecimentos, rituais e símbolos que têm relação direta com a maneira que o consumidor interpreta as coisas ao seu redor.
Ou seja, tudo que as pessoas comem, vestem e usam é influenciado pela cultura em que elas estão inseridas.
#2 – Sociais
Os fatores sociais são pontos importantes para serem analisados.
Mesmo quando os consumidores pertencem à mesma cultura, eles terão hábitos de compra compatíveis com seu círculo de amigos, classe e papel social. Isso porque o ciclo social deixa padrões pelos ambientes em que as pessoas vivem.
#3 – Pessoais
Estilo de vida, postura, valores, motivações e opiniões também contam na decisão de compra, uma vez que essas questões variam de pessoa para pessoa e vão além das influências sociais e culturais.
#4 – Psicológicos
Personalidade, estado emocional e capacidade de compreensão afetam diretamente o comportamento do consumidor, pois eles são motivados e afetados pelo inconsciente também. Quanto maior o vínculo desenvolvido entre marca e consumidor, maiores são as chances de compra e indicação, por exemplo.
#5 – Demográficos
Os fatores demográficos são aqueles que ajudam a classificar o consumidor através de questões como nacionalidade, gênero, profissão, entre outros. Através desses recortes é possível classificar as pessoas em grupos, entender o público-alvo e direcionar a comunicação para o público certo que sua marca deseja alcançar.
Dicas para entender comportamento do consumidor
São vários fatores que influenciam o comportamento do consumidor, e para te ajudar a analisar a situação, observe pontos como:
- Pesquisa de mercado qualitativa;
- Interações no site;
- Comportamento na loja física;
- Entenda os fatores pessoais;
- Esteja atento à faixa etária.
Através disso você pode traçar estratégias mais assertivas junto à sua equipe de marketing que atendam às necessidades do seu consumidor e, assim, aumenta as vendas do seu produto ou serviço!
Conteúdo complementar: entenda como a jornada do consumidor afeta o seu negócio.
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