A comunicação com o cliente é uma etapa no processo empresarial, na qual a pessoa que está executando não pode falhar, caso o contrário, de nada adianta oferecer um excelente serviço ou produto, no fim, seu sucesso não será alcançado. A sobrevivência das empresas depende de melhorias continuas na comunicação, pois os clientes são um dos principais motivos da existência do seu negócio. Vivemos na era das redes sociais, onde a exposição é grande, e tem um alcance imenso de forma rápida, então, qualquer descontentamento por conta do cliente, pode ocasionar um dano considerável na imagem da empresa. O contrário também conta, um feedback positivo faz com que o negócio se torne mais confiável, e, novos clientes se interessam por avaliações positivas na hora de buscar um serviço ou produto. O primeiro passo para isso é uma boa comunicação, você tem que trazer o cliente para seu lado, identificar o que ele busca e prestar um atendimento diferenciado, então não apenas ouça o que ele tem a falar, preste atenção, isso é fundamental! Hoje em dia, valoriza-se muito mais aqueles vendedores que, verdadeiramente, entendem o que o consumidor procura. Dessa forma, pode-se atendê-lo de maneira eficaz. Utilize a tecnologia! As redes sociais atualmente são os principais veículos de comunicação entre uma marca e seus consumidores, utilize-as da melhor maneira possível para facilitar seu relacionamento, aprimorar seu atendimento e fixar sua marca no mercado. Atente-se a maneira que fala com seu cliente, conservar um tom profissional é importante na hora de melhorar a comunicação com eles. Evite gírias e outras expressões que possam deixar sua conversa muito informal. Lembrando sempre, que se a empresa adotar desde o início do relacionamento com os clientes, uma linguagem informal, aí manterá o que é proposto pela organização. Nas redes sociais também é importante ter essa ideia em mente. Nunca esqueça que sempre haverá aquele cliente insatisfeito que gosta de reclamar. Nenhum negócio está imune a isso. Seja paciente e objetivo. Para uma comunicação, a melhor estratégia é sempre ir direto ao ponto. Seja claro nas informações e mantenha uma conversa simples. A boa comunicação com clientes é um requisito básico para que empresas tenham êxito. Mantenha-se atualizado e busque sempre a melhoria contínua.
Bons Negócios. ;D