O Ponto de Equilíbrio, conhecido também pelo seu nome em inglês Break Even Point (BEP) é um índice percentual que marca o ponto em que as vendas criam receitas que se igualem as despesas e custos da operação da empresa. Ou seja, o BEP indica o faturamento mínimo para a empresa cobrir seus gastos. A partir do ponto de equilíbrio a companhia passa a obter lucro, e abaixo dele, está operando em prejuízo.
Ele ajuda o empresário a entender melhor a dinâmica da empresa e a definir as metas de venda. É essencial para uma boa gestão financeira que seja feito este cálculo, e que fiquem bem claros os resultados.
A formula usada para calcular o Ponto de Equilíbrio Financeiro é:
Custos fixos desembolsáveis: São os que geram saída de dinheiro por parte da empresa, como por exemplo, aluguel do espaço e pagamento dos funcionários que não trabalham diretamente na produção ou na venda, como é o caso do pessoal administrativo. Podem ser considerados “desembolso” o que não são custos e nem despesas, como investimentos, amortização de dívidas e parcelamentos.
Receitas: Todas as entradas obtidas com as vendas que geram os rendimentos da empresa.
Custos e despesas variáveis: são aqueles que têm relação direta com o volume de venda do produto. Para os custos, podemos usar como exemplos a matéria-prima, a água e a energia utilizadas na fabricação. Já, para as despesas variáveis, usamos como exemplo os impostos que incidem sobre a venda e a comissão paga aos vendedores.
O resultado do cálculo de receita menos custos e despesas variáveis chama-se margem de contribuição ou lucro bruto e é a primeira parte para calcular o BEP, por exemplo, se você tem empresa de camisetas, você compra uma camiseta por R$ 20 e revende a R$ 50, pagando 10% de imposto e 3% de comissão para os vendedores, ficará assim:
MC = Margem de contribuição; PV = Preço de venda; CV = Custo variável (preço pago na camiseta); DV = Despesa variável (imposto + comissão do vendedor).
MC = PV – (CV + DV)
PV = 50 CV = 20 DV = 0,10 x 50 + 0,03 x 50 = 5 + 1,50 = 6,50
MC = 50 – (20 +6,50) = 50 – 26,50 = 23,50
Ou seja, cada camiseta possui uma margem de contribuição unitária de R$ 23,50. Para saber o percentual da margem de contribuição, basta dividir o valor calculado pelo preço de venda da camiseta e multiplicar por 100. Nesse exemplo, a margem de contribuição da camiseta é de 47%.
Bons Negócios. ;D