A produção de conteúdo é uma estratégia, que permite a qualquer empresa, independente do seu tamanho ou segmento, estar presente no mundo digital e, com isso, melhorar a reputação do seu negócio, aumentar a credibilidade, conquistar novos clientes e manter os antigos. Essa é uma forma eficiente de criar e manter um vínculo mais próximo com a sua audiência.
Veja abaixo, motivos para começar a investir em uma estratégia de marketing de conteúdo:
✅ Aumentar o volume de vendas
✅ Melhorar seu posicionamento nos buscadores
✅ Potencializar a autoridade de sua marca
✅ Educar o público sobre o seu mercado, produto ou serviço
✅ Dar suporte ao setor de vendas
✅ Possibilitar a melhoria de outras estratégias
✅ Gerar leads
✅ Manter leads conectados à sua marca
✅ Fidelizar clientes
Quer começar a investir em produção de conteúdo para a sua empresa? Comece respondendo a essas perguntas:
➡ Que tipo de conteúdo quer produzir?
➡ Para quais plataformas quer produzir?
➡ Qual o público deseja atingir?
➡ Quanto você quer produzir?
➡ Quanto tempo tem disponível?
➡ Como quer fazer isso?
➡ Por que gostaria de produzir conteúdo?
Veja alguns exemplos de formatos de conteúdo simples que você pode começar a produzir agora mesmo:
➡ Vídeos
➡ Podcasts
➡ E-books
➡ Infográficos
➡ Blog post
Dúvidas de como começar? Divida o processo por etapas. Veja abaixo:
➡ Defina a persona
➡ Defina a plataforma em que será postado: blog, site, redes sociais etc
➡ Escolha as keywords (palavras-chave)
➡ Defina como será o estilo do conteúdo: imagem, texto, áudio, vídeo etc
➡ Crie um calendário editorial
➡ Monte um esqueleto do texto
➡ Escolha uma frase atrativa para abrir o conteúdo
➡ Revise
➡ Publique
Ferramentas de produção de conteúdo:
➡ Answer the public
➡ Google Calendar
➡ Google Trends
➡ Canva
➡ Yoast SEO
➡ Drive
➡ Trello
➡ Gerador de Personas
➡ Dicionário de Sinônimos
➡ Dicionário de Antônimos
Dicas importantes para a produção de conteúdo da sua empresa:
✅ Use técnicas de SEO
✅ Crie um título atraente
✅ Tenha uma CTA (Call To Action)
✅ Produza conteúdo com frequência
✅ Uso formatos diferentes de conteúdo
✅ Acompanhe as métricas
✅ Planeje conteúdos levando em conta a plataforma em que será publicado