Sempre falamos o quanto é acelerado o processo de evolução da área de comunicação. Então, que tal conferirmos algumas tendências do marketing para 2022?
A transformação digital foi afetada por causa da pandemia. Muitos setores e modelos de negócio precisaram se adaptar ao novo contexto e às necessidades que surgiram no período.
Trabalho remoto, processo de vendas através do digital, novas redes sociais, tendências de conteúdos, e muito mais, foram demandas inseridas e adaptadas à rotina de quem trabalha com comunicação.
Neste sentido, a empresa Salesforce produziu o relatório Global State of Marketing, que mostra que a pandemia mudou a maneira das marcas alcançarem o público, além de impactar as estratégias de engajamento digital.
Confira a seguir algumas tendências do setor para 2022, de acordo com o relatório:
- Dados são fundamentais
As transformações digitais fizeram com que fosse cada vez mais necessário entender a jornada do consumidor nesse ambiente.
Uma vez que há diversas possibilidades e muitas coisas chamam a atenção, é preciso traçar estratégias para disputar espaço com os concorrentes.
E para ser mais assertivo, o uso de dados é fundamental.
Segundo o levantamento, “78% dos profissionais de marketing entrevistados afirma que o engajamento do cliente já é orientado por dados.”
Além disso, a tendência é que esse número cresça ainda mais.
- Crescimento do setor audiovisual
De acordo com o documento, do YouTube ao TikTok , incluindo reels e lives, o vídeo ganhou relevância durante a pandemia.
Neste sentido, este é considerado o canal de marketing que mais cresceu ao longo do último ano, seguido pelas redes sociais e anúncios digitais.
- Trabalho remoto
O trabalho remoto ou em modelo híbrido é uma tendência que promete ser ainda maior em 2022.
Segundo o estudo, mesmo com a distância física, a maioria dos entrevistados afirmou que se sentiu mais conectada a seus gestores, colegas e clientes durante o trabalho remoto.
Além disso, muitas pessoas se sentem mais produtivas ao trabalhar em casa, sendo que o horário flexível também foi apontado como motivação para os colaboradores.
❓ E aí, o que você achou das tendências para 2022?
▶ Quer ter uma equipe de profissionais responsáveis pelo marketing do seu negócio? Então, agende uma consultoria agora mesmo!