O campo do Marketing possui inúmeras estratégias que podem ser usadas para atingir os mais diversos públicos, de diferentes segmentos e com objetivos distintos. Além disso, é uma área que está em constante transformação, pois vive acompanhando as mudanças da sociedade e se adaptando a elas e pode ser segmentada de diversas maneiras. Então, conheça os principais tipos de marketing:
Marketing Digital
Aqui estão todas as ações de marketing feitas em canais online, como redes sociais e Google. Assim, as empresas divulgam seus produtos e serviços onde seus clientes estão, visto que o consumo de conteúdo na internet tem crescido nos últimos anos.
Marketing Offline
Ao contrário do digital, o marketing offline consiste na divulgação de produtos e serviços fora da internet, através de veículos tradicionais, como o rádio e a TV, telemarketing, eventos, entre outros.
Outbound Marketing
Parecido com o marketing offline, aqui se encaixam anúncios como os do Youtube, telemarketing, publicidade em jornais e rádios, etc. São meios de mostrar sua mensagem de forma direta, indo atrás dos clientes para divulgar sua marca, produto ou serviço.
Inbound Marketing
Ao contrário do outbound, o inbound marketing não vai diretamente atrás de clientes, mas atrai os consumidores por meio de conteúdo relevante, explorando canais como redes sociais, blogs e mecanismos de busca.
Marketing de Conteúdo
Semelhante ao inbound, o marketing de conteúdo tem o objetivo de oferecer conteúdo de qualidade, que deve envolver os potenciais clientes durante a jornada pelo funil de vendas através dos mais diversos formatos, como blogs, redes sociais, e-mails, entre outros.
Remarketing
Se alguém demonstrou interesse no seu produto ou serviço, seja acessando alguma página específica ou abandonando o carrinho na loja virtual, ele receberá um anúncio com o objetivo de finalizar a ação.
Marketing Direto
É um conjunto de estratégias que tem o objetivo de fazer contato com um público específico, segmentado ou que já demonstrou interesse na marca, através de anúncios direcionados, por exemplo.
Marketing Indireto
Não aparenta ser uma propaganda, pois é uma forma de divulgação discreta. O produto é apresentado dentro de um conteúdo, como filmes e séries em que aparecem rótulos que podem facilmente ser identificados, como uma lata de Coca-Cola virada.
Marketing de Relacionamento
Como o nome sugere, marketing de relacionamento é focado em desenvolver uma relação positiva com o consumidor, criando vínculos a ponto do cliente ver sua marca como primeira opção sempre que precisar do seu produto ou serviço.
Marketing Industrial
Atua no relacionamento entre empresas, também conhecido como B2B, no termo em inglês. É o marketing direcionado a outros negócios, como no caso de indústrias que não vendem para o consumidor final, mas sim para outras organizações.
▶ Então, para te ajudar a entender mais sobre assunto e como montar uma boa estratégia para a sua empresa, entre em contato e agende uma consultoria!